
BENEFÍCIOS EM USAR ENERGIA FV
3. Você gostaria de instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, mas acha que será um investimento muito alto ou que precisará fazer várias modificações na estrutura de sua casa para receber essa tecnologia? Saiba que a instalação de um sistema de energia elétrica solar não é nenhum bicho de sete cabeças e também que o investimento inicial será logo revertido em economia. Vale lembrar também que já no primeiro mês de funcionamento do sistema sua conta de energia já terá descontos que podem chegar a 95% de acordo com o seu perfil de consumo.


2. A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – aprovou em (17 de Abril de 2012) uma nova Resolução Normativa, criando a regulamentação necessária para que os consumidores de energia elétrica possam ser também geradores de energia. Inicia-se assim, a era da Micro e Mini Geração Distribuída no Brasil. Aos consumidores de eletricidade é permitido gerar parte ou todo o potencial elétrico que consomem, utilizando geradores que trabalham junto com a rede de distribuição, em regime de troca de energia.
E com a nova resolução normativa 687/2015, os créditos de energia elétrica adquiridos por proprietários de micro e minigeração participantes do Sistema de Compensação de Energia Elétrica serão calculados com base em todas as componentes da tarifa de energia elétrica, ou seja, integralmente.
Outra mudança é o auto-consumo remoto, que permitirá que um gerador utilize créditos em outra unidade consumidora. Um cliente residencial, por exemplo, pode produzir a energia em sua casa de praia e utilizar os créditos em seu apartamento. Outro ponto que também merece destaque é a geração compartilhada, que possibilitará que diversos interessados se unam em consorcio ou em uma cooperativa, instalem uma micro ou minigeração distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas.
Além disso, o tempo de duração de créditos foi expandido, passando de três para cinco anos. Já o prazo total para as distribuidoras conectarem as usinas de até 75 kw, que era de 82 dias, foi reduzido para 34 dias.






1. A energia solar é obtida pela conversão da luz solar em energia elétrica. A luz solar é abundante, renovável, disponível a todos e uma excelente opção na busca por fontes alternativas de geração. O Brasil possui grande potencial e os maiores valores de irradiação solar estão na região central do País.
O sol pode gerar energia na forma de calor (térmica) e de eletricidade (fotovoltaica). Neste projeto utilizaremos a energia solar fotovoltaica como fonte geradora, que converte a luz diretamente em energia elétrica.
4. Você nunca vai se preocupar se a conta de luz vai subir
Uma placa solar só precisa de luz do sol para funcionar, e a luz do sol é de graça. Então, o custo de produção de energia solar será sempre o mesmo: zero. Imagine só poder ficar com a consciência tranquila, sem se preocupar se o preço da energia vai subir ou não?
Se você produzir sua própria energia usando o poder do sol, sua tranquilidade estará garantida.
Não espere mais, tenha seu próprio sistema de geração de energia solar
A energia solar é uma daquelas soluções incríveis que une o útil ao agradável. Você economiza dinheiro, gasta mais eletricidade e ainda ajuda a preservação do meio ambiente.
Precisa de mais alguma razão para ter seu próprio sistema de geração de energia solar?
5. Instalar energia solar é mais fácil do que parece, porém é necessário que a instalação seja feita por uma equipe qualificada.
Devido ao constante aumento da conta de luz derivado do uso interrupto das termoelétricas caras e extremamente poluentes, instalar um sistema de geração de energia solar se tornou uma excelente opção para o seu bolso e para o meio-ambiente. Instalar energia solar em uma residência ou empresa já é acessível à maioria das pessoas que pagam uma conta de luz alta e é muito mais fácil e rápido do que você imagina.
7. Um residência ou empresa com energia solar, além de ter a sua arquitetura composta pelas placas solares, é valorizada por gerar mais economia na conta de energia elétrica. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, patrocinada pelo Departamento de Energia dos EUA, casas fotovoltaicas têm uma valorização do imóvel de 3% a 6%. O estudo mostrou que os compradores estavam dispostos a pagar, em média U$ 15.000,00 a mais por casas que possuíssem um sistema fotovoltaico instalado.
No Brasil, segundo o presidente do CRECI-SP, o sistema de solar agrega valor ao imóvel, que chega a ser proporcional ao investimento. “O imóvel que conta com esse sistema certamente tem mais valor, até pela eficiência energética e pela questão da sustentabilidade”, assegura.
6. A baixa necessidade de manutenção que a tecnologia da energia solar possui, está cada vez mais avançada. Em geral, a durabilidade dos equipamentos utilizados é elevada porem todo Sistema Fotovoltaico deve sofrer inspeção e manutenção regularmente, de forma a garantir uma operação eficiente e impedir, em muitos casos, a ocorrência de problemas futuros. A manutenção a ser realizada em Sistemas Fotovoltaicos é relativamente rápida e simples. Muitos procedimentos para uma boa manutenção preventiva podem ser realizados pelo próprio usuário do sistema.
8. A energia solar é abundante e pode ser utilizada de diversas maneiras. A forma mais simples de aproveitar essa energia é através de soluções de arquitetura que privilegiem a iluminação solar ou o controle natural da temperatura.
Há também a possibilidade de se utilizar de sistemas de captação da energia solar para depois utilizá-la. Hoje existem três tipos principais sistema de energia solar: Sistema Solar Térmico, Sistema Solar Fotovoltaico e Sistema Termossolar.