

ENERGIA FOTOVOLTAICA



Sistema Grid-Tie (Ligado a Rede)
O sistema "Grid-Tie" é um sistema fotovoltaico que permite interligar os painéis solares com a rede da concessionária local de energia.
Observações importantes a respeito do sistema "Grid-Tie"
Caso o sistema não consiga suprir a demanda, a energia elétrica vem da rede local, como por exemplo, à noite quando não há produção de energia pelos painéis.
. O saldo de energia, ou seja, a diferença entre o que é produzido e o que é consumido, deve ser aproximadamente nulo. O consumo é o principal parâmetro para o dimensionamento do tamanho do sistema solar.
. Quando o fornecimento de energia é interrompido, o sistema desliga-se automaticamente. Isso acontece, pois caso haja uma manutenção na rede da concessionária, o operador responsável não será afetado devido à inserção de energia na rede pelo sistema fotovoltaico.
Etapas da geração de energia fotovoltaica (Grid Tie)
1. Os Painéis Solares são feitos com células fotovoltaicas (FV) que convertem a luz do sol em corrente contínua (CC) durante o dia.
2. O Inversor FV converte a corrente CC gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA).
3. A corrente CA é enviada do inversor para o Quadro de Distribuição, alimentando assim, equipamentos e iluminação com energia solar.
4. A concessionária fará a troca do medidor para um modelo com Leitura Bidirecional, que registra a energia recebida da rede pública e a energia solar excedente injetada na rede, gerando assim, créditos na conta de luz.
5. Sua empresa continua conectada a Rede Pública. Você vai precisar dessa energia durante a noite e o custo será compensado pela energia solar excedente gerada durante o dia.
Sistema Off Grid (Isolado da Rede)
São considerados Sistemas Isolados aqueles não ligados à rede, ou seja, a energia é produzida e consumida no mesmo local. A eletrificação através de sistemas isolados pode ocorrer por sistemas de energia solar.
Os sistemas podem ser dimensionados de forma a atender demandas que vão desde a simples iluminação residencial, por exemplo, até sistemas que permitam a utilização de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e mecânicos, assim como bombeamento de água.
Além de domicílios, os Sistemas Isolados podem eletrificar torres de telecomunicações, faróis, bóias náuticas, estações meteorológicas, empresas, hospitais, etc.
Etapas da geração de energia fotovoltaica (Off Grid)
1. Os Painéis Fotovoltaicos captam a energia solar e a transformam em corrente elétrica contínua (DC).
2. A corrente gerada alimenta um Controlador de Carga, que garante o correto abastecimento das baterias evitando sobrecargas e descargas acima do permitido.
3. Das Baterias Estacionárias a corrente é enviada aos inversores que transformam a corrente contínua em corrente alternada (AC), a mesma fornecida pelas concessionárias.
4. Os Inversores enviam a corrente alternada para o painel central elétrico que alimenta os equipamentos elétricos da instalação.
Observações importantes a respeito do sistema "Off-Grid"
. Durante o dia, nos momentos em que a produção é maior que o consumo, o excesso de energia é enviado ao banco de baterias.
. Durante a noite, quando o consumo é maior que a produção, a energia elétrica das baterias é usada para abastecer a rede ligada ao sistema.
O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a energia fotovoltaica.
Diferença entre Energia Solar Térmica e entre Energia Fotovoltaica!
A geração solar térmica consiste na transformação da energia do sol em calor para a utilização no aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc. Para captar essa energia são usados COLETORES solares.
Na geração Solar Fotovoltaica (FV), a energia é diretamente convertida em eletricidade e, neste caso, são utilizados MÓDULOS solares.